Com a inflação e o custo de vida em alta, a busca pela redução de gastos mensais tornou-se a alternativa de sobrevivência para muitos brasileiros. O ponto positivo, nessa conjuntura, é a possibilidade de se reduzir custos mantendo benefícios – e é isso o que ocorre com o seguro do seu automóvel.
O primeiro passo para entender como é possível economizar no seguro auto está em compreender como são compostas as coberturas e ter em mente quais são as suas necessidades específicas.
No início da pandemia de Covid-19, o valor dos seguros de carro chegou a cair até 35%. No entanto, nos últimos meses, o preço das apólices voltou a subir. Somente no mês de abril, a alta foi de 5,3%, segundo a TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador.
Dessa forma, o atual momento é propício para a busca de soluções econômicas para este item do orçamento.
Em geral, quando se contrata um seguro compreensivo, há as chamadas coberturas básicas, que normalmente cobrem roubo e problemas como explosão e incêndio, entre outros.
No entanto, existem as coberturas adicionais, que podem ser contratadas de acordo com a necessidade de cada pessoa.
Se para você for muito importante ter um carro reserva, vale a pena ter incluir essa cobertura, bem como coberturas de vidros e quebra de acessórios. Tudo depende de uma análise para compreender o que é prioridade para você.
Pesquise atentamente o mercado e compare preços. Não feche com a primeira proposta de seguro logo de cara. A melhor opção é escolher uma corretora que ofereça diversas opções de seguradoras. Dessa forma, você pode fazer uma análise mais criteriosa da relação custo/benefício de cada alternativa.
Às vezes, é possível ter o valor da apólice reduzido ao migrar de seguro – em outras, a vantagem está na renovação da apólice com a mesma seguradora. Neste segundo caso, existe a classe de bônus, que dá ao segurado um desconto na renovação caso ele não tenha precisado acionar o seguro durante a vigência do contrato anterior.
Fique de olho no que as seguradoras têm a oferecer, se existe algum programa ou incentivo à fidelização e quais os descontos que você pode obter.
Escolher uma seguradora que tenha solidez e boa reputação no mercado é imprescindível. É isso que garantirá a sua assistência e a certeza de ser atendido em casos de acionamento do seguro.
Entender a precificação também é essencial para saber como economizar no seguro auto. Geralmente, quando a franquia é maior, o seguro fica mais barato, em função do valor do prêmio.
Então cabe pensar no que é mais adequado para você, como cliente, em cada momento. Prefere pagar menos pela apólice, mas no caso de um sinistro, ter que arcar com uma franquia maior? Existe planejamento para que você possa arcar com a despesa extra se isso se acontecer?
Decida com base na sua situação específica. Mas tenha também muita atenção às coberturas, para não gerar expectativas que não poderão ser pleiteadas, pelo fato de o seguro não cobri-las. Fique bem atento à sua apólice.
Pergunte-se sempre qual é o seu estilo e a sua maneira de utilizar o veículo.
O propósito de economizar no seguro auto funciona bem para a cobertura de vidros, assistência 24 horas, guincho ilimitado, faróis e lanternas.
Você faz viagens muito longas? Costuma ir para grandes distâncias com o seu carro? Caso a resposta seja negativa, não há necessidade de contratar um seguro com assistência de guincho ilimitada, por exemplo. É uma forma de baratear o preço final, economizando no seguro auto.
Outra dica é aproveitar para economizar no seguro auto é a utilização de novos produtos e serviços que as seguradoras oferecem juntamente à apólice. Esses serviços e assistências nem sempre estão ligados ao seguro do carro propriamente dito.
Um seguro auto pode incluir assistências interessantes para a sua casa, trazendo uma boa economia durante o ano – por exemplo, chaveiro, encanador, eletricista, reparo de eletrodomésticos, entre outras. Para conferir se esses serviços estão incluídos no seguro, dê uma olhada na sua apólice ou fale com o seu corretor.